Nesta postagem, vamos iniciar ums série de postagens com os serviços que a Biblioteca dispõe.
Queremos que você passe a conhecer melhor estes serviços e possa utilizá-los!
Sistema de automação on-line - Coruja
Acesse o sistema Coruja e faça sua senha de acesso ou alteração de senha, visualização de obras ainda não devolvidas, renovação, reserva e consulta ao acervo por autor, título e assunto, inclusive pesquisa nos artigos de períodicos indexados:
http://coruja.no-ip.info:3333/coruja/r0.inicio.php?xbd=pe.recife.fsm
Comutação Bibliotegráfica - COMUT
O Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.
Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos. Para participar do Comut, o usuário deve, em primeiro lugar, cadastrar-se no Programa, via Internet (http://comut.ibict.br/comut/do/index?op=filtroForm).
Uma vez cadastrado, o usuário pode pedir cópias de documentos, dirigindo-se a uma biblioteca pertencente à rede Comut, que funciona como intermediária. Nesse caso, todos os procedimentos de solicitação serão feitos pela própria biblioteca.
Nós somos Biblioteca solicitante do Comut! Informe-se, solicite!
Levantamento Bibliográfico
O levantamento
bibliográfico consiste basicamente na recuperação dos dados impressos (“de
papel”) ou dos arquivos eletrônicos (“bits de informação”). Tais dados podem
ser obtidos tanto em bibliotecas físicas ou virtuais, como é o caso da própria
Internet, com suas listas de discussão, acesso online direto à literatura
científica, correio eletrônico, listas de discussão, etc. Da mesma maneira com
que devemos nos familiarizar com os mecanismos de busca de informações nas bibliotecas
físicas, devemos também saber como “procurar” informações nos computadores.
Você pode enviar suas solicitações de pesquisa que realizaremos o levantamento bibliográfico e encaminharemos para o seu e-mail!
Solicite já o seu!
Ficha catalográfica
A ficha catalográfica é um registro dos elementos descritivos importantes de um recurso de informação e que servem para selecioná-lo diante de uma necessidade de informação e para localizá-lo fisicamente. Numa publicação impressa a ficha catalográfica deve constar no verso da página de rosto, na parte inferior. Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a catalogação na publicação baseada no padrão internacional estabelecido em 1976 (Cataloguing in Publication - CIP) e no artigo 6 do cap. 3 da Lei do Livro, deve necessariamente ser realizada. Ele serve para reunir em um único lugar, geralmente no verso da folha de rosto, dados pertinentes à obra, como nome do autor, título, editora, ano de publicação, etc.
A ficha catalográfica (catalogação na fonte) é a descrição física e temática de uma obra, de acordo com normas internacionais (AACR2 – Anglo-American Cataloging Rules – 2.ed.), obrigatória para efeito de depósito legal.
Tem por objetivo facilitar a identificação da obra e sua indexação em bancos de dados. É elaborada para trabalhos acadêmicos e de pós-graduação – monografias, dissertações e teses – e publicações científicas de alunos e docentes, editadas ou não pela mesma instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário