Artes visuais
Vilas em ConfidênciaMuseu Murillo La Greca
Ter a Sex 9h às 17h Sáb e Dom 13h às 17h
Leo Lopes, brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, começou na fotografia em 2007. Dedicou-se em sua pesquisa de campo em 2008 a registrar as características da cultura das cidades históricas da sua região. Alguns núcleos classificados (tombados), fundados no período colonial, ainda conservam traços que merecem ser ressaltados, para compreendermos melhor a identidade que os individualiza e os torna tão especiais. A exposição mostra a semelhança entre esses lugares. Os respectivos patrimônios ainda mantêm uma estreita sintonia com a paisagem podendo nos oferecer fotos que mais parecem pinturas de uma realidade vista até hoje, que vence o tempo e permanece forte mesmo com o passar dos anos. A abertura da exposição será no dia 6 deste mês e seguirá até 17 de junho
Exposição de obras do acervo do concurso “Campina do Taborda”
Forte do Brum
Ter a Sex 9h às 16h30 Sáb e Dom 14h às 17h
A exposição aborda o tema “Insurreição Pernambucana” naturalmente seguindo informações calcadas nas impressões de artistas plásticos participantes do concurso de artes plásticas “Campina do Taborda” produzida pelo curador e produtor cultural Adilson Rocha há 10 anos. As obras simbolizam um momento da história de Pernambuco, em que se justifica a nacionalidade brasileira, quando se uniram negros, índios e brancos para a expulsão do invasor holandês, culminando com a entrega das chaves da cidade do Recife na Campina do Taborda em janeiro de 1654. As inscrições para o próximo concurso poderão ser feitas no local.
Exposições Individuais
MAC
Ter a Dom 9h30 às 17h
Até 13
O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco traz as Exposições Individuais: de fotografias de Lorane Barreto, “Veneza um Olhar”, na Sala de Convidados Especiais, na sede do Museu; e das pinturas dos “Sonhos” de Pedro Dias, na Galeria Tereza Costa Rêgo.
Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade
Centro Cultural Correios
Ter a Sex 9h às 18h Sáb e Dom 12h às 18h
Até 13
Gratuito
Sob curadoria da produtora cultural Denise Carvalho, o Centro Cultural dos Correios vem este mês com a exposição Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade. A exposição fotográfica itinerante do fotógrafo André Cypriano é fruto da pesquisa para o livro homônimo, com textos de Rodrigo de Almeida e Letícia Pimenta. A exposição conta com 11 fotografias em preto e branco e 29 coloridas, além de 10 ilustrações (de autoria de Debret, Auguste Earle, entre outros), além de textos explicativos. Revela uma rica manifestação cultural brasileira, reconhecida e praticada em todos dos estratos sociais. Além da exposição serão realizadas oficinas abordando o tema, destinadas a jovens de escolas públicas.
Infância
Fundação Joaquim Nabuco
Ter a Dom 15h às 20h
Até 12
Gratuito
Continuando o Projeto Política da Arte, este mês a Fundaj traz a mostra coletiva Infância, que reúne trabalhos dos artistas Nan Goldin, Cao Guimarães e Paula Trope. Também haverá debates sobre o tema, um com a presença de Paula Trope, com Tânia Rivera; e outro com Cao Guimarães. Com curadoria de Moacir dos Anjos, a mostra conta com fotografias e ainda com o vídeo Contos de Passagem, de Paula Trope.
Exposição de Origami
Restaurante Sushi Yoshi
Ter a Sáb 12h às 15h; 19h às 23h
Gratuito
O chefe japonês Yoshi promove uma exposição de origami do atelier de Yuka Matsumoto no salão de entrada do seu restaurante. Este mês a exposição será em homenagem ao Festival dos Meninos. Comemorado no dia 5 de maio, tornou-se feriado nacional em 1948, no Japão. Esse evento é realizado para desejar saúde e sucesso para todos os meninos. É costume comemorar a data pendurando flâmulas em forma de carpas voadoras (Koinobori), símbolos de sucesso, no exterior das casas e enfeitar a sala de visita com bonecos de guerreiros. Essa celebração tem como objetivo encorajar a masculinidade, a vitória sobre as dificuldades da vida e o êxito nas empreitadas. A exposição é gratuita e todas as peças estão à venda.
Exposição da Cidade de Florença
Instituto de Cultura Brasil Itália
9h às 21h
Exposição sobre as partes fixas da cidade.
Exposição sobre a mesa
Instituto de Cultura Brasil Itália
Seg a Sáb 9h às 21h
Exposição permanente de livros sobre artistas italianos.
Exposição Zona Tórrida
Santander Cultural
Ter a Dom 13h às 20h
Até 20
Gratuito
A exposição transita pelo tema das identidades locais e sua representação por meio da arte e da cultura. Zona Tórrida convida o visitante a explorar as singularidades da produção artística feita a partir do Nordeste, atentando para a força da cor das obras e sua relação com as características ambientais e culturais da região. A hipótese de que a luminosidade do Nordeste – situado na zona tórrida do globo – é capaz de conduzir a grandes estridências cromáticas, mobiliza o curador na seleção dos mais de cinquenta trabalhos de autoria de artistas reconhecidos. Paulo Herkenhoff, um dos principais críticos e curadores de arte do Brasil, assina a curadoria juntamente com Clarissa Diniz, jovem curadora do Recife.
Exposição “O Princípio, A Beleza, A Vida”
Museu do Estado de Pernambuco
Ter a Sex 9h às 17h Sáb e Dom 14h às 17h
Até 13
Os enigmas da existência e do corpo humano são traduzidos em imagens pela artista plástica pernambucana, Susy Magalhães, com a proposta de garantir a acessibilidade e a democratização da arte, a artista propõe que os visitantes explorem as sensações através de expositores táteis e painéis interativos. O trabalho inédito traz 25 obras em acrílico sobre tela em grande formato e faz analogias a formas celulares e embrionárias. Além das telas, um cinema sensorial exibirá um vídeo que conta desde a biografia da artista até detalhes sobre as técnicas utilizadas nos quadros. Na sala, os visitantes poderão sentir vibrações emitidas por um piso especial.
Exposição de Sílvio Hansen
Museu do Estado de Pernambuco
Ter a Sex 9h às 17h Sáb e Dom 14h às 17h
Depois de anos sem expor no Recife, mostra traz retrospectiva da trajetória do artista pernambucano. A abertura acontece no dia 23 de maio, no MEPE, que recebe a exposição Arte & Linguagem: 40 anos de arte visual Sílvio Hansen, com curadoria de Raul Córdula. O artista desenvolveu trabalhos nas mais variadas linguagens, da pintura à arte postal.
A Arte de Criar
Brasa & Mar - Bar e Restaurante
Gratuito
O Restaurante Brasa & Mar traz neste mês a exposição coletiva A Arte de Criar, que conta com os artistas Fernanda Rêgo Barros, Germano, Josael Oliveira (in memoriam), Marluce Siqueira e Olga Vaz. Fernanda Rêgo Barros apresenta trabalhos asbstracionistas e expressionistas. Germano, Josael Oliveira (in memoriam) e Marluce Siqueira participarão com trabalhos figurativistas, e Olga Vaz mostra o seu talento e criatividade como vitralista apresentando sua forma de expressão em pintura sobre vidro. A abertura será no dia 4 e conta com a curadoria de Sebastião Barbosa.
Exposição Ladrão de Purezas
Sesc Casa Amarela
Seg a Sex 9h às 19h
2 a 18
Gratuito
A galeria de artes do Sesc Casa Amarela recebe a exposição Ladrão de Purezas, do artista plástico Manezinho Araújo. A mostra contará com 33 serigrafias do acervo da família. Autodidata e dizendo-se “ceguinho em técnica”, o artista começou com aquarela e guache, sem orientação nenhuma, e acabou pintando com tinta a óleo. Em estilo primitivo puro, o artista passava para as telas cenas da infância, da juventude e da maturidade, retratando as raízes do Nordeste do Brasil. Ele pintava cidades, paisagens, palafitas, barqueiros, marinhas, pescadores e baianas.
Exposição Arte em Recife: um itinerário barroco
Museu Franciscano de Arte Sacra
Seg a Sex 8h30 às 11h Sáb 8h às 11h
Com apresentação do Coral da Capela Dourada, no dia 3 de maio, às 19h, a Fundação Artístico-Cultural Ibero-Americana fará a abertura da exposição Arte em Recife: um itinerário barroco. Trata-se de um ensaio de desenhos realizados in situ pelo arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá do belíssimo itinerário barroco recifense, acompanhado dos mosaicos da arquiteta Sandra Paro.
Mês da artista Danielle Carcav
Galeria Dumaresq
Seg a Sex 9h às 18h Sáb 9h às 13h
Até 31
A artista provoca uma fenda na lógica crescida do universo adulto e nos convida a experienciar o estar no mundo livre do senso crítico que nos amordaça à medida que somos inseridos no jogo social. Capturados pelo seu traço, nos permitimos borrar os limites entre a fantasia e a realidade, entre o sonho e o devaneio num diálogo que nos aproxima do realismo mágico do escocês Peter Doig e sinaliza que o avesso da razão não é o absurdo, apenas poesia. A abertura acontece no dia 2 de maio.
Exposição Pontos de Memória
Museu Murillo La Greca
Ter a Sex 9h às 17h Sáb e Dom 13h às 17h
Até 6
Karinna Veloso graduada pela Escola de Artes de La Palma (Artes Aplicadas ao Muro/Pintura Mural), em Madri, é artista muralista que mora na Espanha há 6 anos. De passagem pelo Recife, Karinna apresenta no Museu Murillo La Greca seu mais recente trabalho chamado Pontos de Memória, onde reúne uma série de 230 postais, 9 desenhos e uma colagem mural fluorescente.
Projeto Fachada (III Edição)
Museu Murillo La Greca
Ter a Sex 9h às 17h Sáb e Dom 13h às 17h
A artista Tatiana Móes mal aportou no Recife e já foi convidada para participar do Projeto Fachada. Criado pelo Museu Murillo La Greca, esse projeto é uma tentativa de enriquecer e embelezar a casa que abriga o museu e o entorno. Formada em Design Gráfico, pela UFPE, com estudos e linha de pesquisa em desenho contemporâneo, Tatiana voltou de uma longa estada na cidade de São Paulo, onde se dedicava a pinturas em seu atelier e a artes gráficas de livros para os pequenos.
Rodolfo Mesquita ocupa a Galeria Amparo 60
Galeria Amparo 60
Ter a Sex 10h às 19h Sáb 10h às 14h
Depois de quase dez anos sem realizar uma mostra individual (que não tem título), o artista pernambucano Rodolfo Mesquita volta à Galeria Amparo 60. A exposição, que tem curadoria de Clarissa Diniz, vai apresentar a produção mais recente do artista, basicamente formada por pinturas em papel e MDF e desenhos. Os trabalhos exibidos denunciam o processo de transformação de sua produção, que parece ter esgotado seus personagens e narrativas e, em contrapartida, ter investido no crescimento da espacialidade de suas pinturas.
Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/fccr/agenda/
Nenhum comentário:
Postar um comentário