Bibliotecas
La Biblioteca Carmen de BurgosPor Vitor Chaplin
Seg a Sex 10h às 13h; 14h às 20h
Sáb 9h às 13h
A Biblioteca do Instituto Cervantes foi inaugurada no dia 8 de junho de 2011, recebendo o nome de “La Biblioteca Carmen de Burgos”. Como todas as bibliotecas do Instituto recebem um nome, desta feita o escolhido foi o da escritora, pensadora e principalmente uma lutadora dos direitos das mulheres Carmen de Burgos. Foi uma mulher à frente do seu tempo, que contrariou os padrões da época e se transformou em uma personalidade da literatura espanhola, sendo a primeira mulher a escrever em um jornal na Espanha e ainda foi correspondente de guerra no Marrocos.
Com mais de 50 centros em todo o mundo, o Instituto Cervantes abriga em todos os centros uma biblioteca, para fazer a difusão não só da língua, mas da cultura espanhola.
Com uma média de visitação de aproximadamente 500 pessoas por mês, a Biblioteca Carmen de Burgos tem um acervo de quase 5.000 títulos, entre livros, CDs e DVDs. O espaço dispõe também de um acervo rico em literatura espanhola, como a Coleção de letras hispânicas, clássicos da literatura espanhola e hispano-americana com mais de 300 livros. O acervo estende-se entre visual, textual e de áudio, além de acesso gratuito à internet para estudos culturais e pesquisas. Com o cartão da Biblioteca, o usuário ainda pode acessar o recurso de informações on-line nas áreas de ciências sociais e humanas.
A Biblioteca conta com uma programação mensal, na qual o visitante pode participar sempre na última sexta-feira de cada mês da Tertúlia literária. Há sempre um convidado para falar sobre algum autor, escritor, um livro, uma obra literária, história, culinária, cultura espanhola de forma geral. Após o bate-papo, todas as pessos recebem um certificado. Para o mês de maio a Tertúlia literária trará, no próximo dia 25, às 18h, o doutor e professor George Cabral de Sousa, formado pela Universidade de Salamanca, do departamento de História da UFPE, falando sobre o tema Brasil-Espanha cultura e passado compartilhados. Uma vez por mês, sempre aos sábados também há exibição de filmes.
Para usufruir o que a biblioteca tem a oferecer, os visitantes podem fazer o cadastro na recepção. Para estudantes, professores e aposentados basta pagar uma taxa anual de R$ 15 mediante apresentação de documentos, e preenchimento de uma ficha, logo depois o visitante receberá o seu cartão. Para o público em geral, a taxa é de R$ 20. Após a matrícula, o usuário tem direito a alugar três livros durante 15 dias e 1 DVD por uma semana.
Para aqueles que se interessarem, vale a pena dar uma conferida na Biblioteca Carmen de Burgos, que vem exercendo função importante na difusão da cultura espanhola aqui no Recife.
Biblioteca Maio 2012
Biblioteca Popular de Afogados
Seg a Sex 8h às 17h
Além de disponibilizar acervo de livros, sala de internet e sala de jogos, desenvolve permanentemente ações culturais.
Painel Mensal – Datas Comemorativas do Mês de Maio
01 a 30
Mural com as principais datas comemorativas do mês de maio, destacando o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio), Abolição da Escravatura (13), Dia das Mães (13) e Dia Internacional dos Museus (18).
Vitrine Mensal – Movimento Abolicionista
13 a 30 8h às 17h
Em homenagem ao Movimento Abolicionista, a BPA realizará uma exposição aberta ao público das obras de Joaquim Nabuco, um político, diplomata, historiador, jurista e jornalista brasileiro, que se opôs de maneira veemente à escravidão, contra a qual lutou tanto por meio de suas atividades políticas, quanto de seus escritos. Fez campanha contra a escravidão e fundou a Sociedade Antiescravidão Brasileira, sendo responsável, em grande parte, pela Abolição em 1888.
Setor Infantil
8h às 12h e 13 às 17h
Aberto ao público infantil diariamente, oferece atividades pedagógicas de incentivo à leitura e escrita, ações culturais e de lazer, mediadas por estudantes de Pedagogia no horário da manhã e da tarde. Exibição de filmes, oficinas, horas do conto, brincadeiras, atividades lúdicas, atividades de leitura e escrita, aulas de reforço escolar, entre outras.
BPA na rua
25 8h às 17h
Local: Praça do Largo da Paz, Afogados
Buscando ampliar seu raio de atuação, disseminar a informação e as ações culturais, a biblioteca lança o Projeto-Piloto “BPA na Rua”, ação itinerante que levará um pouco do trabalho da instituição às praças, mercados, metrô, escolas, instituições privadas e públicas, realizando contação de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas, doação de livros, apresentações musicais e teatrais, cadastro de novos leitores/sócios da biblioteca, inscrições em cursos, etc. O evento será organizado e executado pelo Núcleo de Ações Culturais (NAC), bem como contará com o apoio dos demais funcionários da BPA.
Pegue & Leve – 1ª e última segunda-feira de cada mês
7 e 28 8h às 17h
Ação voltada para a doação de livros e diversos materiais existentes em duplicatas no acervo da biblioteca.
Biblioteca Popular de Casa Amarela
Seg a Sex 8h às 17h
Com um acervo de aproximadamente 13 mil volumes, a BPCA fornece ao usuário a possibilidade de realizar pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. São livros didáticos, técnicos, universitários, crônicas, poesia, teatro, biografias, literatura infantil, clássicos da literatura brasileira e universal, jornais locais, jornais para concursos e revistas. Ainda promove a integração da comunidade com a internet. Trata-se de um equipamento ativo no fomento à leitura, à informação e à cultura e que contribui sobremaneira para a construção de novos cenários socioculturais
Pegue & Leve
Ação voltada para doação de livros para os leitores
16 e 30 8h às 17h
Centro de Documentação e Pesquisa João Santiago
Casa do Carnaval
Ter a Sex 9h às 17h
Dispõe de um acervo de referência relacionado à história do Recife e das manifestações populares dos ciclos carnavalesco, junino e natalino. A Biblioteca possui mais de mil volumes impressos, entre livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, atas, estatutos, cartas, notas de jornal, cartilhas culturais, catálogos, folders e mais de cem partituras de frevo. Conta também com material digitalizado, disponível ao público, principalmente matérias de jornais publicadas na primeira metade do século XX, além de CDs e DVDs, documentários em mídia digital e VHS, LPs, vídeos de desfiles das agremiações carnavalescas, biografias, entrevistas, transcritas ou em áudio, elementos tridimensionais, fotografias, banners, entre outros documentos, que compõem o seu acervo.
Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares
Seg a Sex 8h30 às 11h30; 14h às 17h; 19h às 21h
A Biblioteca tem como objetivo divulgar e expandir a cultura letrada de nosso povo e proporcionar o interesse pela leitura aliado ao prazer de ler. Possui um acervo com cerca de 3 mil livros disponível para a comunidade.
Biblioteca do Centro Cultural Manoel Lisboa
Seg a Sex 8h às 18h
Promove a difusão do marxismo-leninismo, através da publicação de livros, jornais, além da promoção de cursos. O CCML também dispõe de um amplo acervo fotográfico, cinematográfico e bibliográfico (com mais de 10 mil títulos), sendo a única biblioteca pública do Norte/Nordeste a contar com a coleção das obras completas de Lênin, textos raros de José Martí, Fidel Castro, Marx, Engels, Stálin, Ho Chi Minh, Dimitrov, Carlos Marighela, Carlos Mariátegui, entre outros. A Biblioteca dispõe ainda de diversos títulos de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Dostoiévski e vários outros romancistas. O CCML é conhecido e frequentado por estudantes, trabalhadores, professores e todos aqueles comprometidos com a luta por transformações sociais.
Biblioteca Multicultural Nascedouro
Seg a Sex 8h às 17h
Sempre com atividades diversificadas, a Biblioteca Multicultural do Nascedouro tem como objetivo estimular e promover a leitura em suas múltiplas expressões na comunidade e em bairros próximos, através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais, como oficinas de leitura e produção de texto, recitais de poesia, rodas de contação de histórias, exibições de vídeos e filmes, empréstimos de livros, incentivo e orientação aos estudos e pesquisas escolares e extraescolares e disseminação de informações de interesse comunitário. Com acervo diversificado, possui livros de estudos históricos, religiosos e artísticos, além de literatura infantil e infantojuvenil. A Biblioteca também possui livros didáticos para pesquisa no local.
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Seg a Sex 8h às 21h
Sáb 8h às 17h
Com um vasto acervo, a Biblioteca possui textos que vão de periódicos a obras de literatura clássica para consulta. É possível levar as obras para casa. Para tanto, o interessado precisa apenas apresentar carteira de identidade ou de estudante e comprovante de residência. Acesso gratuito à internet por rede sem fio.
Biblioteca e Hemeroteca do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano
Biblioteca - Seg a Sex 13h às 17h
Hemeroteca - Seg a Sex 8h às 17h
A Biblioteca possui em seu acervo mais de 6 mil obras que vão de livros e periódicos raros a obras das mais diversas áreas do conhecimento. Tem como destaque obras de referência em pesquisas voltadas para o estudo da história e da literatura. O usuário pode contar também com o atendimento oferecido pela Hemeroteca, que possui um dos maiores acervos de jornais da América Latina.
Biblioteca e Hemeroteca Italiana
Ter a Sex 9h às 21h
Sáb 9h às 13h
A Biblioteca do Instituto de Cultura Brasil Itália possui grande acervo de livros, jornais e revistas italianas. Aberto ao público gratuitamente no horário de funcionamento do Instituto.
Biblioteca Leitura nos Trilhos
Estação Central do Recife, bairro de São José
Seg a Sex 7h às 19h
Com mais de 3 mil livros, o espaço fica localizado na estação do metrô e põe à disposição do público obras que vão de best-sellers a clássicos da literatura nacional, além de publicações de áreas específicas para o estudo acadêmico. O projeto é uma iniciativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Cbtuong) com o Instituto Brasil Leitor (IBL), que atualmente possui 13 unidades em terminais de ônibus, metrôs e trens no País.
Biblioteca Gilberto Freyre – Sesc Santo Amaro
Seg a Sex 9h às 20h
Com o intuito de incentivar a leitura, o espaço dá ênfase ao gênero literário e atende a diversos públicos, além de possuir livros didáticos e computadores para facilitar a pesquisa. O aluguel dos livros pode ser feito mediante cadastramento.
Biblioteca do Sesc Piedade
Seg 9h às 18h Ter a Sex 9h às 21h
Possui acervo de livros direcionados ao Ensino Médio.
Ações Culturais
25 às 18h
Gratuito
A Biblioteca do Sesc Piedade dedica uma noite do mês de maio para fazer interpretação de três textos literários e crônicas em homenagem ao escritor Millôr Fernandes, falecido em março deste ano. O evento é aberto ao público.
Biblioteca do Sesc Santa Rita
Ações Culturais
16 às 15h
Gratuito
Em maio, a Biblioteca Francisco Meirelles promove o recital poético “Se todas as coisas fossem mães”, em homenagem ao Dia das Mães. O arte-educador Paulo André Viana e o músico Demétrio Rangel serão os convidados desta edição do projeto, que acontece na sala da EJA – 2º andar.
Sesc na Cultura
20 às 17h
Realizado em parceria com a Livraria Cultura desde 2008, esse projeto convida artistas mensalmente para se apresentarem no Auditório da Livraria, fazendo pocket shows, leituras dramáticas, palestras e performances. Este mês será feita uma leitura dramática do escritor inglês William Shakespeare, com o Grupo de Teatro Magrykory, da unidade Santa Rita, sob direção de Elias Mouret.
Deixa que eu Conto
24 às 15h
Gratuito
O projeto “Deixa que eu Conto” discute o escritor Ignácio Loyola Brandão, conhecido como o dono da realidade feroz. Os participantes vão conhecer as obras do escritor e terão acesso a leitura de contos, debates entre os usuários e exposição de vídeos.
Meu Vizinho, o escritor
29 às 15h
Gratuito
A Biblioteca Francisco Meirelles, da unidade de Santa Rita, recebe mensalmente este projeto, que visa ampliar as relações entre a literatura produzida em nosso meio e o público leitor, além de interessados em aprofundarem seus conhecimentos sobre a criação literária. No encontro, haverá uma conversa informal com as escritoras convidadas Janice Japiassu e Júlia Larré sobre os processos de criação e as obras de cada uma. A mediação será feita por Mariane Bigio.
Intervenções Poéticas
30 às 12h
Os artistas Allan Sales e Cícero Lins, convidados deste mês, surpreendem os passantes da unidade Santa Rita com intervenções junto ao público, utilizando as linguagens da arte e da tradição oral. São recitais, performances, happenings, entre outros, que convidam a clientela a um passeio pela palavra, som e a imagem, sempre remetendo à literatura e aos processos de criação da palavra.
A Barca do Encantado
31 às 15h
Gratuito
A 1ª Barca do Escritor visita a obra de Ascenso Ferreira. O projeto, que acontece mensalmente, convida o público a se juntar com os convidados na Biblioteca Francisco Meirelles para conversarem a respeito das obras de autores falecidos, que deixaram legado literário. A ideia valoriza e estimula a leitura das obras do escritor homenageado. Os convidados para o encontro deste mês são os escritores José Bezerra de Lemos e Juareiz Correya.
01 a 31/05/2012
Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/fccr/agenda/
Nenhum comentário:
Postar um comentário